“Dizem por aí” que tatuar o corpo “danificaria” o perisipírito, mas será que é isso mesmo? Vamos analisar...

Entendo que o corpo espiritual, ou perispírito, como é denominado, é atingido pelo mal que fazemos, a nós mesmos (suicídio, vício, rancor, pessimismo…), ou aos outros (maledicência, agressividade, violência, traição, mentira…). Adereços numerosos, portanto, não afetam o corpo espiritual, mas, em algumas situações, são atentados ao bom gosto. O corpo físico é transitório e será descartado após o desencarne. Ocorre que nossos sentimentos de apego é que podem, pelo magnetismo do pensamento, transferir para o plano espiritual as nossas características físicas. Da mesma maneira que o vício de fumar é levado para o lado espiritual e por vezes leva o espírito a uma imensa luta para sua libertação, as tatuagens, podem ou não, serem transferidas para seu corpo espiritual. Mas tudo é uma questão de apego, de pensamento preso ao físico já descartado.

Não podem haver sequelas espirituais para o uso da tatuagem, no máximo a vergonha de não conseguir se libertar delas ao deixar o físico. O espírito demonstraria seu apego e vaidade em um plano onde sua existência tranquila condiciona-se ao seu total desprendimento da vida que  se encerrou. Após o desencarne, o espírito, pelo magnetismo de seus pensamentos, molda fluidicamente sua aparência da última encarnação, por isso é triste que desencarnado, o médium continue envolvido com as futilidades da Terra.

Podemos tatuar nossos Mentores no corpo?

Temos nosso livre-arbítrio, que nos permite fazer nossas escolhas. Eu não teria coragem de tatuar um Mentor no corpo, pois me considero ainda muito longe de estar ao lado de meus Mentores o tempo todo. Além do mais, seria constrangedor olhar para um Mentor no momento de fazer amor com a esposa ou mesmo para ela, neste momento tão íntimo, ter a recordação das Entidades em pleno ato. EU não faria, mas não critico, em absoluto, que possa ter feito. Cada um tem seu livre-arbítrio, sua consciência e sua capacidade de desprendimento para estas coisas.

Resumindo: Tatuagem pode ser lindo, pode trazer uma originalidade sem igual e não existe nenhum fator que possa definir que seja prejudicial para nossa jornada. Porém temos que considerar todas as consequências, se estamos preparados, se não há possibilidade de arrependimento, ou mesmo se não irá gerar um constrangimento futuro, nesta ou em outra vida. Tudo dependerá de nosso apego e vaidade.

Kazagrande

9 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Muito bom Mestre Kazagrande as suas explicações sobre tatuagens,o senhor tirou muitas duvidas que eu tinha,Muito obrigada e que Deus continue lhe abençoando. Ninfa sol Milena,Templo Bevâ do Amanhecer, Jequié Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Salve Deus Mestre.
    Muito legal amei tua posição.
    Ninfa sol ismênia templo mãe.
    Cleide

    ResponderExcluir
  3. Salve Deus, Mestre!
    Na minha opinião descaracterizar o corpo f´sico por vontade prória, ou seja modificá-lo em algo seja tatuagens, piercing, cirurgias plásticas para embelezamento... acho ue o Ser Humano deveria e poderia se preocupar em modificar as atitudes para melhor, procurar corrigir os erros os reconhecendo e procurando não os repetir...mas enfim o que fazer com o "livre arbítrio ? " Já busquei em livros algo sobre o assunto e nao encontrei nada além do capítulo "Vale dos Tatuados" do livro "Mais além do meu olhar" onde deixa claro que existe sim este Vale destinado Aqueles que viveram em função da tatuagem e nada além disso, destruindo todo o seu corpo físico e por aí vai.
    Pegando Mestre Kazagrande a deixa do senhor no final do artigo "Resumindo:Tudo dependerá de nosso apego e vaidade." Na verdade Mestre a compreensão de que essa adoração ao corpo físico de nada nós serve e a nenhum lugar nós levará, dará lugar a sentimentos muito mais prazerosos nesta vida como ajudar ao próximo e sem sentir e saber como e por que estaremos nos ajudando.......Salve Deus!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua explicação, salve Deus

    ResponderExcluir
  5. acredito eu que a unica coisa que levamos são nossas lembranças, portanto qualquer tipo de tatuagem ou ate mesmo o simples furo nas orelhas que desde criança algumas meninas recebem não alteraria de forma nenhuma o perispírito, o que vem acontecendo em relação a muitos assuntos é que esquecemos que a finalidade do ser é evoluir assim como "todas" as doutrinas espiritas buscam essa evolução, alguns se prendem aos velhos costumes e esquecem que p importante é sempre seguir em frente...

    ResponderExcluir
  6. Gostei do ponto de vista da intimidate é serio esta situação.

    ResponderExcluir
  7. tenho uma tatuagem...sou seguidora, já fui convidada, há algum mal?por causa da tatuagem

    ResponderExcluir
  8. Salve Deus!

    Fico feliz em ver aqui uma oportunidade de semelhança no pensar.

    O pouquinho (mais pouquinho mesmo) de conteudo que adiquiri durante meu tempo de doutrina e de bacharelado em comunicação social, pude alcançar a compreensão de que a elaboração de uma imagem sempre acontece para a transmissão de uma informação.

    Quando nos povos antigos (índios), estas elaborações aconteciam carregadas de uma energia (razão/propósito/inicio/meio/fim) com seus destinos bem resolvidos, que consistia na manipulação de/para uma interação horizontal/vertical de forças entre encarnados e não encarnados (rituais de cura, de libertação, de aprisiobamento, etc).

    Hoje, pela ploriferação do "engolir sem ler a bula antes", na cultura do "tudo automático", "pra já", minha Princesa sempre me adverte em minha intuição: "meu filho, as pessoas querem alcaçar as coisas, mas não querem se dar ao trabalho, né meu filho".

    Toda vez que ela me traz esta reflexão em minha intuição eu me lembro me recordo da séria diferença que é "ter um ritual ativado ambulante" e do que é "ser um ritual ativado ambulante".

    Toda palavra tem sua força, todo som tem sua vibração e toda imagem "ativa o trabalho mental".

    Sim, eu respeito que faz tatoo. Sim, eu já quis fazer. Sim, depois de compreender seus significados, aprendi a não querer mais. Sim, aprendi a respeitar aqueles que continuam querendo. E sim, não saio por ai anunciando isso de bom ou de ruim sobre tatoo. Guardo para mim minhas compreensões e se, abordado (ou encontrar um ambiente para aprimorar minha compreensão, como este blog) quanto as minhas compreensões sobre tatoo, compartilho na busca de aprender sempre mais.

    Salve Deus!
    Adjunto Neruã
    Mestre Igor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem