Muitos, em alguma parte da jornada, mas nem todos, já fizeram ou fazem esta pergunta: Será que sou Doutrinador?

Salve Deus! A possibilidade de um “erro” em seu teste, ou de uma mudança de mediunidade é muito rara! Não é impossível, mas é realmente muito rara!

Quando você é avaliado em um teste mediúnico, o Mestre, ou os Mestres designados para tal missão, devem ter total segurança de seu trabalho. Avaliam por menores que não cabe descrever neste texto, justamente para não trazer um conhecimento que pode interferir no comportamento de quem ainda não fez o teste. Mas veja, muitos detalhes são considerados antes que se diga: Você Doutrinador(a)!

O quê normalmente acontece, gerando dúvidas que acabam por incomodar os médiuns, é que sua capacidade de mediunização vai se ampliando com o tempo. Você passa a ter um contato direto com as Entidades, e sua sintonia vai se aprimorando.

A Mediunidade do Doutrinador atua com a expansão de sua consciência, ao contrario do Apará, que sente-se levemente entorpecido durante a manipulação, pois se entrega completamente ao que está acontecendo, o Doutrinador(a) tem sua mente expandida. Fica mais “atento” e por vezes com tal sintonia com a Entidade, que passa a verdadeiramente sentir todo o quadro do paciente, compreendendo seus dramas, dores e até mesmo a explicação para o quê está passando. Como se a Entidade também “soprasse em seu ouvido” a explicação para aquele atendimento. Não é raro que “visualizem” o quadro do paciente, como se uma pequena tela se plasmasse dentro de sua mente, e a compreensão chegasse de forma visual. Isso também pode ocorrer na chegada de um irmãozinho sofredor.

Tudo isso faz parte, sim, da mediunidade do Doutrinador! Que ao aguçar sua técnica de mediunização passa a dispor de mais compreensão e ferramentas para sua Doutrina.

“Sentir”, para o Doutrinador, é quando está mediunizado e mergulhado em sua individualidade, com a consciência expandida, passando a ser o “Médium Perfeito”! Dotado do Terceiro Verbo, pode fazer sua Doutrina de forma natural, consciente e particularmente voltada ao atendimento.

O aumento da capacidade de mediunização, com um contato maior com os planos que o envolve (físico, etérico e espiritual), por vezes leva o médium a pensar que está “mudando de mediunidade”. Sente claramente a aproximação das Entidades de Luz, já está pronto quando se aproxima um irmão sofredor e até mais: no dia a dia, passa a “pressentir” tudo ao seu redor, o padrão vibratório de quem se aproxima e a energia do lugar onde se encontra. Sua percepção é totalmente diferente da do Apará, que sente as energias porque elas afetam seu plexo. No Doutrinador, sua consciência ampliada dá a noção exata do tipo de energia com a qual está lidando, sem que a mesma venha a afetar seu plexo – isso só acontece se seu padrão vibratório também baixe e se envolva com ela.

Este avanço mediúnico não é obtido diretamente pela “capacidade” do médium, mas sim, pela sua dedicação ao trabalho e a natural evolução que ele proporciona.

A mudança de mediunidade, particularmente de Doutrinador para Apará é muito delicada, deve sempre ser avaliada com muito critério, e só efetivada em última instância. Pois o risco de um Doutrinador ficar como Apará é muito maior do que quando um Apará fica como Doutrinador! Assim nos dizia Tia Neiva.

O início da expansão de consciência do Doutrinador em algumas situações pode causar incômodos. Por exemplo, quando está iniciando está fase, torna-se difícil a concentração, pois o “Templo todo parece estar dentro de sua cabeça”. Ouve todos os ruídos físicos, e se prestar a atenção a cada coisa que está ao seu redor, sua mente capta com facilidade todas as sintonias, tornando difícil a realização do Trabalho (principalmente nos Tronos). É necessário total comprometimento e concentração exclusiva ao atendimento, para que não se sujeite às forças esparsas que circulam no Templo, e que irão lhe causar incômodos bocejos, normalmente confundidos com um sono, ou cansaço inconveniente. O direcionamento da capacidade de mediunização e sintonia adquirida, exigem disciplina, e seus frutos são a realização plena do Trabalho e a semeadura da Paz de seu espírito!

Kazagrande

18 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Meu Mestre
    Cada texto seu é uma lição.
    Cada dia que passa sinto mais o desejo de conhecer um Mestre como o Senhor.
    Muito obrigado pelos seus ensinamentos, tão uteis na nossa caminhada.
    Com todo o meu Amor, um abraço fraternal para si e sua familia.
    Eu atrevo-me a dizer " EEU TE AMO COM O AMOR DE JESUS",

    ResponderExcluir
  2. e pensar que essa semana mesmo a gente conversou sobre um assunto parecido em Kazagrande? Coincidência ou não esse é um assunto pouco tocado durante os desenvolvimentos por ai,se é que tocam nesse assunto,acho que na verdade falta peito pra falarem sobre a expansão que o doutrinador pode conseguir mediúnicamente, enfim, MUITO OBRIGADO meu estimado mestre por mais essa lição,tenho certeza que essa AULA vai tirar bastante dúvidas de muitos mestres por ai a fora^^
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  3. MAIS UMA MARAVILHOSA OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO, ATRAVES DESSE BENDITO BLOG. DEUS LHE PAGUE.

    MARCOS AURELIO 2 IRMÃOS RECIFE PE

    ResponderExcluir
  4. Daniela Pessoa

    mestre, esta explicação, responde todas as minhas dúvidas pois sou doutrinadora
    e as vezes me pego em pensamentos errados a minha mediunidade , mamis depois de tudo que le... chega fico mais leve por entender que o médium doutrinador também sente .
    obrigada!

    ResponderExcluir
  5. fui doutrinadora durante muito tempo, agora mudei paa aparar mais tenhomuitas duvidase lendo tudo isso era exataamente o que eu sentia será que estou errada em insistir sem ser apará pois ja iniciei mais desde então nao consigo ir aos trablahos equando vou fico insegura e achando que sou eu mesma nao uma entidade, me ajudem pois amo minha doutrina será que o presidente se equivocou?

    ResponderExcluir
  6. Minha Estimada irmã,
    Infelizmente não responder aqui este seu questionamento. Solicito que mande seu Email para kazagrande@bolivia.com e prontamente irei responder. Mas antes, dê uma passadinha nos arquivos no Blog e leia sobre as dúvidas do Apará. Foram 5 textos que abordei sobre o assunto. Ali já irá encontrar algumas respostas para tranqüilizar seu coração.
    Um fraterno abraço,
    Kazagrande

    ResponderExcluir
  7. Salve Deus irmãos , estou com muita duvida , estou na 5º aula do meu desenvolvimento de doutrinador , e na primeira vez domingo passado quando no trono antes de fazer o convite a entidade , eu estava me mediunizando e comecei a me tremer muito , senti leveza nos meus braços mas tentei me controlar ali mas tava dificil , senti uma dor no pescoço e hoje lendo aqui fiqei com muita duvida , e as vezes quando faço a elevação do irmãozinho demora a subir as vezes nem sobe , eu estou pensando em falar na ouvidoria pra saber o qe está acontecendo kazagrande o que me sugere irmão ?
    Salve Deus !

    ResponderExcluir
  8. Meu Estimado irmão!
    Por favor escreva diretamente para meu email e terei a grata oportunidade de poder responder esta questão pessoal diretamente para você.
    Um fraterno abraço,

    Kazagrande
    kazagrande@bolivia.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Mestre!
    Amei o texto e a verdade que trás à tona a missão do doutrinador!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Salve Deus meu estimado irmão

    Estava meu afastado da Corrente justamente por esse motivo, por achar que estava me tornando um Apará (Ajanã). Os Trabalhos no Templo Jademã Estavam Correndo conforme Você cita no texto Vinha para os trabalhos tão mediunizado que chegava a pressenti a presença de outros mestres a presença de irmãozinhos e ate mesmo de entidades de luz que ainda não havia chegado ao templo e justamente todo esse quadro comecei a achar que era um apara e ate mesmo os que me rodeavam por vezes achavam a mesma coisa, por esse motivo me afastei dos tronos, mesa evangélica entre outros, Agradeço Humilde mente por mais este esclarecimento.

    ResponderExcluir
  11. Salve Deus! Mudei de mediunidade recentemente , era yuricy sol e agora estou iniciando o desenvolvimento como apará. De fato é uma mudança muito brusca, sofri um tanto quanto com a mudança, mas hoje na 5° aula do desenvolvimento começo a ir entendendo um pouco mais. A minha principal dificuldade foi em abandonar minhas armas, pois sempre manipulava muito. A minha pergunta é sobre a ninfa lua, já que pretendo continuar na falange. Quais são suas principais funções. Muito obrigada e fiquem com Deus!
    Ninfa Lua Liliane
    Templo Arizan de Cavalcante - GO.

    ResponderExcluir
  12. Minha Estimada irmã,
    Salve Deus!

    Por favor dirija sua pergunta para o email kazagrande@bolivia.com e poderei lhe responder sem a limitação imposta pelo espaço e formatação deste espaço de comentários.

    Um fraterno abraço,
    Kazagrande

    ResponderExcluir
  13. Amei essa explicação, pois sou doutrinadora mas fico tão mediunizada hora que estou doutrinando que os mestres acham que sou apará.Mas, fico tão cheia de amor que as palavras fluem de dentro do meu coração, as vezes doutrino com lágrimas muita emoção. SALVE DEUS!
    Ninfa Sol Elizabeth
    Pronto socorro Janato São Simão GO

    ResponderExcluir
  14. Oi, salve Deus ! Pelo que eu pode obseva eu sou um caso aparte de todo este contexto complexo.
    Meus irmãos, eu conheci o vale do Amanhecer em 1987, neste periudo eu tinha apena sete anos de idade e logico fiquei no pajezinho. No dia 23/11/93 eu partecipei do teste e a mediunidade que foi dita, foi Doutrinador, assim no passa do tempo assisti as minhas aulas e na setima emplaquei.
    Depois de ano e algum meses eu iniciei, e para minha surpresa eu depois de tres meses como iniciado passei muito mal e a vovo me disse que eu iria mudar de mediunidade. para mim foi uma grande dor pois ja estava amando se um Doutrinador, presente, prestativo junto ao mestrado.
    Então mesmo desanimado, eu comecei a assistir as aulas novamente e cheguei a centuria e te juro, que eu não queria e nao aceitava esta mediunida. Depois de anos eu, comecei aceita e ficou mais facil.
    Com as a vivencia deta mesma eu vevi grande trabalhos, grande realização e cheguei ate 5º vancares Rama 2000, e agora ja não sentindo mas a incorporação eu fui direto e realista em chega para o Adj. da casa e falei que nao estava mas incorporando e para nao sair da doutrina ja que era iniciado como Doutrinador eu pedi para ele ver se dava para me coloca como o tal sitado.
    E mais uma vez comecei a assistir as aulas no desenvolvimento mas uma vez, emplaquei e coloquei o meu escudo de Doutrinador.
    O que me conforta em saber que nao fui um fingido ou mesmo engando por uma mistificação de um irmãozinho foi a fato em que pois tinha como concelho as palavras de vovo Maria Congo e pai Joaquim de aruanda que eu teria na minha vida duas missaoes. Claro que eu nao sei bem se era esta duas etapa de minha jornada a serem compridas.
    Mestres eu estou muito feliz e realizado em esta como Doutrinador mesmo sendo um iniciado por Deus. e mais uma vez eu agradeço a Deus e meus mentores.
    Obrigado por mas este esclarecimento doutrinario meu querido irmão em Cristo.
    Espero contempla dadiva eficaz como esta relatada por vc.
    O meu nome é Moiseniel Ferreira, filho de Ministro Aluarã e tenho muito orgulho de ser um Doutrinador

    ResponderExcluir
  15. Sou Apará!Vejo que os Aparás muitas vezes questionam sua mediunidade,contudo esse texto trouxe a baila as sensações do Doutrinador!Vejo tb que os doutrinadores tb tem lá suas inseguranças..aqueles as vzs acham que estão sentindo pouco a projeção é esses sentindo bastante a projeção... como é lindo a mediunidade de ambos e a entrega que acredito que é o fator determinante de sentir mais ou menos.A única coisa que não entendo é pq qndo um Doutrinador muda a mediunidade ele fica desgostoso!Já ouvi casos assim no Templo mãe, onde frequento, e sinto que tds aceitam, mas inicialmente sofrem com o acontecido!

    ResponderExcluir
  16. Salve deus! Meu irmão, Mais uma venho agradeçer, por voçê ter essa dedicação e amor com A doutrina do Pai Seta Branca...trazida por nossa Mãe Clarividente Divina Koatay 108. , Tu fazes valer a máxima....Mestres ensinando Mestres! REGISTRO AQUI MEU IRMÃO MEU AGREDECIMENTO POR SER UM (ADJUNTO) DE "POVOS" POIS EIS UM INSTRUMENTO DE NOSSA MÃE.SALVE DEUS." A MISSÃO E DO MISSIONÁRIO"

    ResponderExcluir
  17. Salve Deus
    é a segunda vez que participo dos trabalhos de Randy e Abata e quando vou dormir sinto algo mexer no meu plexo
    e agora esta ficando mais intenso pois sinto o meu plexo se mexendo durante o dia mesmo não estando no templo
    gostaria se possível saber se está sensação pode ser uma futura mudança de mediunidade pois sou doutrinadora e ja fiz duas triagens mais p resultado é sempre l mesmo nada acontece
    gostaria por favor de um maior esclarecimento

    ResponderExcluir
  18. Meus pais eram regentes adjuntos de templo externo.Sou da doutrina desde que me entendo por gente Por conta da conduta extremamente regressa em evolução e de baixissimo padrão, me enchi de revolta e me afastei Sou ninfa sol.Ha alguns anos entrei num quadro de doença psiquiátrica séria! O medico diz esquizofrénica por conta dos irmaozinhos desencarnados que vi algumas vezes.Com o tempo me tornei tao sensivel que sinto o campo vibratório das pessoas e lugares.Minha vida material se tornou um caos e meus filhos tambem estao demontrando sinais de mediunidade.Estou voltando pra corrente e tava numa extrema duvida sobre ser doutrinadora realmente por conta dos fenómenos que ja vivi.O texto foi iluminador Meu coração é de ninfa sol,auxilidora na libertçao dos sofredores mas as vezes quando ia ao templo como paciente bate o sono e bocejo intenso as vezes enjoo tava preocupadissima de ta me tornando apara!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem