Uma grande ansiedade, para a maioria de nós, é conhecer o nome de nossos Mentores, sejam Princesas, Pretos Velhos e Pretas Velhas, Caboclos, Médicos de Cura, Cavaleiros e Guias Missionárias, Ministros.

Como é gratificante, desde os primeiros passos doutrinários, este benéfico contato e conhecimento, ou reconhecimento.

Para o Doutrinador(a), que escolhe sua Princesa e depois irá receber nas Consagrações os nomes de Cavaleiro (Guia Missionária) e Ministro, é mais simples.

Já o Apará tem que identificar os primeiros nomes. Suas dúvidas ficam por conta, principalmente, da eterna questão: Será que é este mesmo o nome que recebi? Ele conta somente com aquele momento da incorporação para buscar esta identificação. Por vezes já ouviu nomes com os quais se afinizou, e teme estar interferindo, colocando sua vontade acima da intuição. Para um Doutrinador pode parecer uma dúvida boba, mas para ele, que irá carregar a plaquinha com o nome da Entidade, tem um peso enorme.

Questiona-se como pode estar incorporada com Vovó Catarina das Cachoeiras, se fica sabendo que naquele mesmo momento tem outra Vovó com o mesmo nome incorporada? Aí já entra a dúvida: Será que a minha não era Cambina das Cachoeiras, ou Catarina das Águas? Como pode a Entidade dividir-se?

Vamos analisar por partes, primeiramente a questão da originalidade do nome.
Tomemos o nome de Vovó Catarina das Cachoeiras, por exemplo. Uma das Entidades que mais freqüentemente está presente em todos os trabalhos de Tronos. Nos grandes Templos mesmo, é difícil um trabalho em que não tenha ao menos uma incorporada. Mas como? Existe mais de uma?

Bem, o quê é o “nome” de uma Entidade? Vejamos: Sua Entidade “principal”, o Preto Velho ou Preta Velha, usa uma roupagem para apresentar-se como tal. Sim! Não quer dizer que necessariamente aquele espírito, que assim se apresenta, tenha tido uma encarnação como escravo, ou escrava. Ele é o seu mentor que vem na roupagem padrão do Vale do Amanhecer, obedecendo as nossas leis e trabalhando seu desenvolvimento espiritual. Pode ser que nunca tenha tido uma encarnação na época da escravidão, mas assim se apresenta, porque esta é a roupagem de Mentor do Vale do Amanhecer. Dificilmente seu nome espiritual, seu nome verdadeiro, será o mesmo com que se apresenta durante o uso da roupagem.

Ele vai escolher uma roupagem dentro de uma falange de Pretos Velhos e se apresentar com o nome do mentor daquela Falange. Filia-se a Falange de Vovó Catarina das Cachoeiras e apresenta-se como tal. Por isso, quando buscamos um “retrato”, feito pelo nosso artista oficial (Vilela), as imagens de Entidades com o mesmo nome são tão diferentes. Aquela retratada é a Vovó Catarina daquela médium! É roupagem daquela Entidade específica, que é mentora da médium que a incorpora.

E se eu errar o nome? Se ainda inseguro, inexperiente, no início do Desenvolvimento, der um nome diferente do que a Entidade tinha escolhido? Como é que vai ficar isso espiritualmente?

Espiritualmente uma Entidade de Luz não vai deixar de lhe atender se você chamá-la de João ou José. O quê chega não é a sua voz, e sim sua energia, sua sintonia buscando o contato. Você não sabe o seu nome espiritual, aquele que você irá assumir ao deixar o plano físico e, se tiver merecimento, ingressar em sua nova vida, livre dos restos cármicos, porém não deixará de me atender quando eu lhe procurar pelo seu nome terreno, a energia que nos liga permanecerá, e chegará até você quando a prece for dirigida.

Outro fato é que até o momento do emplacamento tudo pode mudar. Uma energia diferente pode chegar, e seu mentor se apresentar com outra roupagem, ou mesmo uma Entidade diferente da que participou de seu desenvolvimento de forma ativa, e na última hora, vem um nome totalmente diferente do que lhe acompanhou nas aulas.

Para evitar a vulgarização de nomes de nossas principais Entidades, as que participaram na implantação da Doutrina do Amanhecer, Mãe Tildes, Pai João e Pai Zé Pedro de Enoque, entre outros, o emplacamento não se realiza com estes nomes. Mas nada impede que eles, ou outros membros desta falange bendita, venham a incorporar e trabalhar quando necessário. Temos que evitar os egos daqueles que com certeza iriam querer aparecer, usando estes nomes nas plaquinhas. Para as Entidades, não importa como sejam chamadas, importa é a sintonia que o médium tem ao invocá-las.

Os nomes de Ministros, Cavaleiros e Guias Missionárias têm um processo diferente, pois você não participa diretamente de sua escolha. É uma missão específica dos Devas. Lembro que nas primeiras Consagrações, teve um Mestre que recebeu o “Ministro Ajarã” o mesmo nome do Ministro do Trino. Medidas para evitar que acontecesse de novo, também foram tomadas.

Considerando que o quê efetivamente nos é passado, é energético, espiritual e vibracional, posso afirmar, com certeza, que muitas vezes nos Tronos chegam Entidades de Alta Hierarquia para realizar o atendimento, sem a necessidade de identificarem-se, usando a roupagem de um Humilde Preto Velho.

Kazagrande

12 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Graças Mestre!! Belo e importante esclarecimento!!! Que Pai Seta Branca e Mãe Yara, continuem a ti iluminar, dando-te forças para superar sempre com AMOR, as dificuldades que essa missão traz!!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Salve Deus!
    Adorei as explicações , são dúvidas que todos nós médiuns de incorporação temos pois as responsabilidades são grandes.
    obrigada e continue nos esclarecendo

    ResponderExcluir
  3. um aleda pode se tornar um ponto de força negativo se as emanações do ambientes forem compativeis a este padrao? uma entidade sofredora podera se alimentar de tais energias?
    grato desde ja kazagrande

    ResponderExcluir
  4. Salve Deus, Mestre muito esclarecedor sua postagem, mas continuo com uma dúvida, nas aulas a minha uma vovó deu um nome, e no dia da minha iniciação foi outra vovó , se bem que durante todas as minhas aulas e mesmo depois de emplacada, as duas vinham trabalhar. Agora fico com a placa da vovó que apresentou nas aulas ou tem que trocar a placa pela que apresentou na iniciação.
    Ninfa lua

    ResponderExcluir
  5. Esse texto veio numa hora oportuna.

    Nas aulas de desenvolvimento e estou tentando identificar o nome do meu preto velho, fico um pouco ansioso, mas sempre tento me equlibrar para conseguir identificar seu nome.
    Estou muito feliz desde quando recebi a noticia que eu era Ajanã e sei que em breve conseguirei ouvir o nome do meu amigo mentor, pois o sinto tão proximo de mim e a revelação de seu nome é apenas uma questão tempo.

    Salve Deus

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom!!!
    Podemos levar em consideração a questão da "multiplicidade do ser", como nos é explicado no livro "2000 - A conjução de dois planos". Uma, então, apenas uma entidade pode perfeitamente estar incorporada em mais de um aparelho realizando o seu trabalho na lei do auxílio, levando em consideração a explicação do nosso querido mestre Kazagrande.
    Para um exemplo muito próximo de nós tinhámos a nossa mãe mentora, que com o seus fenômenos, poderia estar em outros planos simultãneamente, isto é, ela física com a gente, e ao mesmo tempo em outros planos fazendo algum trabalho ou recebendo alguma lição!

    Forte abraço!
    "Por mais sábio que sejas um dia ainda terá muito o que aparender"

    ResponderExcluir
  7. Fique tranquila minha irma Ninfa Lua! Não precisa trocar sua plaquinha, pois ali está registrada a Entidade que lhe acompanhou ate o Castelo de Iniciação! É seu Mentor que irá lhe acompanhar para sempre, mesmo que no decorrer da jornada outros se aproximem e fiquem a trabalhar por algum tempo!

    um fraterno abraço,

    Kazagrande

    ResponderExcluir
  8. Salve Deus Mestre!
    Belíssimas explicações,esclarece e tira muitas dúvidas, é muito importante que tudo seja muito
    claro.Graças a Deus e seus Mentores te guarde e te proteja sempre na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  9. Salve Deus Mestre!
    Belíssimas explicações tira muitas dúvidas e deixa muito claro muita coisa que nós médiuns não entendemos direito,que Deus e seus mentores te proteja e te ilumina sempre.

    ResponderExcluir
  10. sou ninfa da casa de pai seta branca no templo amantir do amanhecer sou apara e recebo a vovo catarina das cachoeiras mimha preta velha q amo de coraçao,faço mimha jornada com muita fe e amor no meu coraçao amo meus mentores.

    ResponderExcluir
  11. Sou ninfa lua na casa de pai seta branca e mäe iara. Sou do templo amantir do amanhecer em parnaiba-pi com muito orgulho. Estou em desenvolvimento ainda e vc me ajudou muito em suas palavras.
    SALVE DEUS.

    ResponderExcluir
  12. Salve Deus!
    Nao queria aceitar ser apará, e por isso sofri um pouco.
    Minha vovó, meu caboclo, e meu medico de cura deram o nome logo na primeira aula de desenvolvimento, por isso tenho medo ou receio, na terceira aula emplaquei.
    Mas nao sei to meio duvidosa, se sei la parece que minha vovó nao é minha vovó.
    Como posso tirar esse receio ou medo total...
    Ninfa lua

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem