Meus irmãos e irmãs, Salve Deus!
Um dos objetivos de nosso espírito, ao assumir mais uma encarnação neste plano físico, é buscar a própria evolução. Evoluir vai além de cumprir nossos reajustes e sanar nossa cobranças, evoluir significa conseguir passar por esta vida sem deixar mais pessoas vibrando contra nós.

Para evoluir precisamos abandonar certas atitudes, e palavras, que venham a ferir os outros, deixar mágoas e consequentemente provocar lembranças negativas contra nós. Por vezes nem nos damos conta do quanto estamos ferindo aos outros com coisas simples, ações por nós desprezadas mas que ficam guardadas na memória do ofendido e que vêm à tona quando lembram de nós.

Nossas intransigências, nossa falta de tolerância, nossa maneira arrogante de colocar opiniões controversas, nossa vaidade em apresentar pretensas qualidades, nosso comportamento diante de pessoas que inevitavelmente nos julgam sem saber que nossa real intenção poderia ser positiva.

O peso em dizer que não devemos satisfação a ninguém, ou que ninguém tem nada com minha vida, transmite uma imagem arrogante e vaidosa que conduz o observador ouvinte à conclusão de que nós somos egoístas e mal amados.

Tia Neiva já afirmava “é caridade também dar satisfação ao seu vizinho que não sabe de seus pensamentos”. Por isso vigiar nossas atitudes e palavras tem uma importância imensurável em nossa evolução! Traduzir nossas boas intenções em palavras e atitudes que possam ser bem interpretadas será sempre uma qualidade a ser desenvolvida. Quando percebemos que causamos desconforto é preciso explicar, esclarecer e ainda manter aberta a mente para entender o julgamento do outro que ainda não tem o mesmo esclarecimento.

Sem dúvida nem sempre as explicações poderão ter serventia, mas ficará patente que fez sua parte, e o registro destas explicações ficará armazenado na lembrança para o momento que a pessoa possa enfim lhe compreender.

Estar aberto a mudar as opiniões também é sinal de evolução! Nossas certezas de hoje poderão transformar-se em grandes asneiras no futuro, e será preciso admitir que estávamos errados, que naquela época pensamos diferente. Insensato aquele que afirma “eu sou assim mesmo e pronto!”. Se não precisássemos mudar nada não estaríamos aqui! Viemos para irmos além de nossos reajustes, viemos para burilar nosso caráter, termos experiências novas que nos conduzirão ao entendimento das atitudes dos outros. Mágoas do passado são relevadas e perdoadas quando passamos pela mesma situação, só que em posição inversa. Se procurarmos sempre os sapatos dos outros, para compreender suas atitudes, seremos mais tolerantes, mas afáveis. Incansavelmente afirmo: Compreender não significa concordar!

Voltando à pergunta inicial: Estamos evoluindo? Respondamos com outras questões... Estamos compreendendo mais? Estamos abandonando as mágoas do passado? Estamos perdoando? Estamos agindo de maneira a não provocar sentimentos negativos nas outras pessoas, com nossas ações e palavras?

Sei que já estamos controlando bem nossas ações... Somente os mal amados que ainda sofrem e fazem sofrer por seus atos mal pensados. Mas ainda falta aprendermos muito sobre controlar nossas palavras, e, talvez um dia, possamos também controlar nossos pensamento e vibrações esparsas.

Kazagrande

1 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Salve Deus mestre Kazagrande. Ótimas palavras. Uma pena nossos grupos de whats terem acabado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem