Contou-me certa vez, meu instrutor e amigo Bálsamo, esta pequena história, que seria a realização do Primeiro Trabalho de Contagem no Vale do Amanhecer.

Uma das primeiras missões que recebeu no Vale foi o comando da Estrela Candente, ainda em um tempo que a luz para a terceira Consagração era à base de lampião a gás, e para completar o grupo mínimo de quatorze pares, era necessário ir de porta em porta procurando médiuns de boa vontade para participar.

Era agosto de 1976... Naquela manhã ele despertou “inexplicavelmente” mais cedo que o normal. Sete e meia da “madrugada” (no Vale, na época de Tia, este horário, em função dos famosos “corujões”, era muito cedo mesmo!), ele já estava a caminho da Casa Grande para buscar a bolsa com a Lei da Estrela, recém ditada por Vovô Indú.

Pensava em “pegar” a bolsa sozinho, e ir tranqüilo para a Estrela pensar um pouco na vida.

Porém ao chegar, uma das mocinhas do Orfanato já estava na porta e foi dizendo:

- A Tia já está na Estrela lhe esperando!

Pensou: “Vixi”... A Tia na Estrela a esta hora?

Chegando lá entendeu por que...

A “chefe” (ele gostava de contar sempre chamando a Tia de “a chefe”) estava com as mãos na cintura, bem no meio da Estrela com “aquele olhar”... Distante, penetrante, com um silêncio profundo.

Imediatamente percebeu o quê se passava: No piso da Estrela estava uma “macumba das grandes”. Tinha de tudo! Farofa, vela, charuto, bonequinhas de vodu, tesouras, fitas, bebidas... Tudo colocado lá dentro da Estrela!

Conta que parou ao lado de Tia e esperou que ela se manifestasse após algum tempo ainda em silêncio:

- Bálsamo! Tiãozinho está pedindo para que você tenha muito carinho com o comando da Estrela de hoje. Também pede para que avise que não devem usar sal e perfume na primeira consagração, colocaram umas “coisas” lá. Já pedi para as meninas virem limpar tudo, e depois da primeira consagração já vai estar tudo desimpregnado.

Falou assim... De forma firme e segura. Com uma naturalidade que somente a mediunidade dela poderia transmitir.

Ninguém, exceto as meninas que fizeram a limpeza, ou alguma pessoa mais próxima de Tia, ficou sabendo do ocorrido antes, ou durante as consagrações, que foram executadas seguindo a recomendação de Tiãozinho.

Após as três consagrações, desceram todos para o Templo e Tia aguardava junto ao Radar. Pediu para que as Entidades nos Tronos desincorporassem, e após todos acomodados, com os Aparás de pé, iniciou as Invocações. Terminou pedindo a presença do Povo de Cachoeiras e das Sereias de Yemanjá. Nesse momento ela mesma iniciou o Mantra das Ninfas.

A emoção contagiou a todos, era algo inédito aquele trabalho!

Ao terminar o Mantra, com lágrimas nos olhos e a voz embargada, Tia Neiva pediu aos Médiuns de Incorporação que desincorporassem. Os Aparás, também, tinham lágrimas nos olhos.

“Todos estavam em estado de êxtase; amparados pela magia, encantos... Meu Deus, como traduzir... !?” (Bálsamo)

Então pediu que todos em conjunto emitissem o Mantra de Simiromba, e, ao final, pedindo total sintonia, dirigiu três Elevações em conjunto.

Tomada pela emoção do momento, lutando para manter a razão face a grandiosidade que se operara, ela falou:

- Meus filhos, pelos olhos que entreguei a Jesus a bem da verdade, trezentos exús voltaram para Deus. Salve Deus, meus filhos, graças a Deus!

Após essa realização, este trabalho ganhou forma definitiva e foi entregue para ser conduzido pelo Trino Araken.

Mais um fato interessante se passou algum tempo depois, ainda referente a esta história:

Em uma aula de Centúria, Tia Neiva e seu Mário (Trino Tumuchy), estavam presentes, acompanhando o Trino Araken. Em determinado momento ela contou a história dizendo que o líder da legião tinha por objetivo destruir a Estrela. Assim, enviou todo o seu povo para lá, mas “macaco velho” que era, ficou de fora e acabou escapando. Quando deu por si que tinha perdido todos seus componentes, virou sua ira contra o “pai de santo” que foi preparar a macumba. Contou então, que o tal “pai de santo” só teve um jeito de escapar da terrível cobrança: entrou para a Doutrina do Vale do Amanhecer.

- Meus filhos, ele agora é um de vocês! Um Centurião!

- E quem é ele Tia? – perguntou um dos Mestres Presente.

- Ah... De jeito nenhum! Se eu contar vocês derretem ele na vibração!

Todos deram um alegre riso.

Salve Deus!

Kazagrande

18 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Salve Deus Kaza! aproveitando a deixa da estrela candente e do mestre Bálsamo...É obrigatório na estrela candente todos os dias haver as 3 escaladas? Mais uma coisa: o Mestre Bálsamo ainda é vivo? Sempre achei ele um exemplo de mestre...e todas as pessoas que me falaram dele,que o conheceram e etc [ Infelizmente não tive essa oportunidade ] sempre me falaram bem dele

    Exceto isso os textos que você nos trás são excelentes,realmente de grande valia...são coisas que a gente não aprende no templo não é verdade?
    Salve Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faleceu mestre. Grande perda pra doutrina.

      Excluir
  2. Salve Deus!

    O que dizer? Dá vontade de estar lá...Fiquei extasiada só de imaginar... quando a Tia fez a contagem... Oh Meu Pai...! Sabe quando estou trabalhando no Turigano, fico imaginando... Se já sentimos a força desse trabalho, imaginemos como era com o representantes diretos...Digo, Tia Neiva, Trino Tumuchy, o Trino Sumanã, Trino Arakém, Trino Ajarã... Jesus! Que Força absoluta... Meus irmãos é Maravilhosa a energia... O Amor... Meus irmãos despertemos! Tirem as vendas que vos cobrem os Olhos, é a Nossa Missão, O Nosso Legado..."A Bandeira Roséa do Amor...O Assis Querido Hasteou..."

    Grega Lua

    ResponderExcluir
  3. é! nada melhor que ler estes relatos,mostrando que nao cai uma folha que o pai nao queira,feliz de nos que estamos no caminhar deste milenio.

    ResponderExcluir
  4. Respondido ao meu irmão Sandyny por email!

    ResponderExcluir
  5. Salve Deus.
    Que saudade do Balsamo, do velho amigo.
    Lendo este relato, é como se ouvisse a sua voz contando a história. (E em diversas ocasiões ele nos contou estas e outras histórias nos intervalos do retiro....
    Alguns meses antes do seu desencarne, tive a oportunidade de fazer um retiro comandando pelo Mestre Veronildo (adj. Uruatan), e nesse dia o Balsamo a pedido de Veronildo, foi cumprir a lei que a tia Lhe deixara, evangelizar (fazer uma palestra no intervalo entre o almoço e o segundo intercâmbio). Ele contou esta e outras histórias, rimos muito, nos emocionamos muito, e também aprendemos muito.
    SAUDADE DOS TEMPOS EM QUE APRENDIAMOS COM A ESPIRITUALIDADE MAIOR.

    Mestre Lucas - 5° yurê

    ResponderExcluir
  6. Verdade verdadeira! O Mestre Bálsamo era um baú de conhecimento, realmente, fiz a centúria com ele, com certeza sabia de tudo a respeito da nossa luminosa doutrina!!! Com certeza faz falta.

    ResponderExcluir
  7. Salve Deus!

    Nossa so de ler este belo texto ja fiquei com lagrimas de tanta emoção.
    Simplesmente Tia Neiva e um maravilhoso exemplo de amor e dedicação a esta
    perfeita doutrina de AMOR e ESPERANÇA.
    Irmão querido obrigada por este presente.
    Abraços!!!

    Raquel

    ResponderExcluir
  8. Salve Deus Mestre kazagrande!!!
    Esta historia da estrela me deixou mesmo com os olhos cheios de agua....td ki se refere as realizaçoes da Tia me emocionam muito e ate hj eu ainda naum sei u pq....
    Por favor, se puder me envie algo atraves deste e-mail:
    michelcosta81@gmail.com
    Atenciosamente, Michel Costa.
    Guarapari - ES

    ResponderExcluir
  9. SALVE DEUS MESTRE QUE ISTORIA LINDA TODOS DEVERIAO LER ..(ADJ NEUBOS) CURITIBA PR.

    ResponderExcluir
  10. SALVE DEUS QUE HISTÓRIA INTERESSANTE SEMPRE QUE LEIO ALGO QUE SE REFERE A DOUTRINA ME EMOCIONO. MESTRE KAZAGRANDE PARABENS.

    ResponderExcluir
  11. MEU GRANDE AMIGO BALSAMO JA SE FOI,ME ENSINOU MUITO,A ELE DEVO MEUS PRIMEIROS ENSINAMENTOS DE COMO ERAM AS COISAS POR LA,TIVE O PRAZER DE TRABALHAR COM ELE,ERA FIRME E FORTE !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus como a nossa mãe era uma pessoa sã que tratou aquela situação na mais perfeita tranquilidade até entregar aqueles espíritos a Deus!
    A cada leitura que tenho aqui nesse blog cresce o meu amor e a minha vontade de crescer espiritualmente junto a essa doutrina maravilhosa, obrigado mestre por essas oportunidades!
    Salve Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem