Uma grande ansiedade, para a maioria de nós, é conhecer o nome de nossos Mentores, sejam Princesas, Pretos Velhos e Pretas Velhas, Caboclos, Médicos de Cura, Cavaleiros e Guias Missionárias, Ministros.

Como é gratificante, desde os primeiros passos doutrinários, este benéfico contato e conhecimento, ou reconhecimento.

Para o Doutrinador(a), que escolhe sua Princesa e depois irá receber nas Consagrações os nomes de Cavaleiro (Guia Missionária) e Ministro, é mais simples.

Já o Apará tem que identificar os primeiros nomes. Suas dúvidas ficam por conta, principalmente, da eterna questão: Será que é este mesmo o nome que recebi? Ele conta somente com aquele momento da incorporação para buscar esta identificação. Por vezes já ouviu nomes com os quais se afinizou, e teme estar interferindo, colocando sua vontade acima da intuição. Para um Doutrinador pode parecer uma dúvida boba, mas para ele, que irá carregar a plaquinha com o nome da Entidade, tem um peso enorme.

Questiona-se como pode estar incorporado com Vovó Catarina das Cachoeiras, se fica sabendo que naquele mesmo momento tem outra Vovó com o mesmo nome incorporada. Aí já entra a dúvida: Será que a minha não era Cambina das Cachoeiras, ou Catarina das Águas? Como pode a Entidade dividir-se?

Vamos analisar por partes, primeiramente a questão da originalidade do nome.

Tomemos o nome de Vovó Catarina das Cachoeiras, por exemplo. Uma das Entidades que mais freqüentemente está presente em todos os trabalhos de Tronos. Nos grandes Templos mesmo, é difícil um trabalho em que não tenha ao menos uma incorporada. Mas como? Existe mais de uma?

Bem, o quê é o “nome” de uma Entidade? Vejamos: Sua Entidade “principal”, o Preto Velho ou Preta Velha, usa uma roupagem para apresentar-se como tal. Sim! Não quer dizer que necessariamente aquele espírito, que assim se apresenta, tenha tido uma encarnação como escravo, ou escrava. Ele é o seu mentor que vem na roupagem padrão do Vale do Amanhecer, obedecendo as nossas leis e trabalhando seu desenvolvimento espiritual. Pode ser que nunca tenha tido uma encarnação na época da escravidão, mas assim se apresenta, porque esta é a roupagem de Mentor do Vale do Amanhecer. Dificilmente seu nome espiritual, seu nome verdadeiro, será o mesmo com que se apresenta durante o uso da roupagem.

Ele vai escolher uma roupagem dentro de uma falange de Pretos Velhos e se apresentar com o nome do mentor daquela Falange. Filia-se a Falange de Vovó Catarina das Cachoeiras e apresenta-se como tal. Por isso, quando buscamos um “retrato”, feito pelo nosso artista oficial (Vilela), as imagens de Entidades com o mesmo nome são tão diferentes. Aquela retratada é a Vovó Catarina daquela médium! É roupagem daquela Entidade específica, que é mentora da médium que a incorpora.

E se eu errar o nome? Se ainda inseguro, inexperiente, no início do Desenvolvimento, der um nome diferente do que a Entidade tinha escolhido? Como é que vai ficar isso espiritualmente?

Espiritualmente uma Entidade de Luz não vai deixar de lhe atender se você chamá-la de João ou José. O quê chega não é a sua voz, e sim sua energia, sua sintonia buscando o contato. Você não sabe o seu nome espiritual, aquele que você irá assumir ao deixar o plano físico e, se tiver merecimento, ingressar em sua nova vida, livre dos restos cármicos, porém não deixará de me atender quando eu lhe procurar pelo seu nome terreno, a energia que nos liga permanecerá, e chegará até você quando a prece for dirigida.

Outro fato é que até o momento do emplacamento tudo pode mudar. Uma energia diferente pode chegar, e seu mentor se apresentar com outra roupagem, ou mesmo uma Entidade diferente da que participou de seu desenvolvimento de forma ativa, e na última hora, vem um nome totalmente diferente do que lhe acompanhou nas aulas.

Para evitar a vulgarização de nomes de nossas principais Entidades, as que participaram na implantação da Doutrina do Amanhecer, Mãe Tildes, Pai João e Pai Zé Pedro de Enoque, entre outros, o emplacamento não se realiza com estes nomes. Mas nada impede que eles, ou outros membros desta falange bendita, venham a incorporar e trabalhar quando necessário. Temos que evitar os egos daqueles que com certeza iriam querer aparecer, usando estes nomes nas plaquinhas. Para as Entidades, não importa como sejam chamadas, importa é a sintonia que o médium tem ao invocá-las.

Os nomes de Ministros, Cavaleiros e Guias Missionárias têm um processo diferente, pois você não participa diretamente de sua escolha. É uma missão específica dos Devas. Lembro que nas primeiras Consagrações, teve um Mestre que recebeu o “Ministro Ajarã” o mesmo nome do Ministro do Trino. Medidas para evitar que acontecesse de novo, também foram tomadas.

Considerando que o quê efetivamente nos é passado é energético, espiritual e vibracional, posso afirmar, com certeza, que muitas vezes nos Tronos chegam Entidades de Alta Hierarquia para realizar o atendimento, sem a necessidade de identificarem-se, usando a roupagem de um Humilde Preto Velho.

Kazagrande

38 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Salve Deus! Sou Ajanã do Templo Jorano do Amanhecer, Garanhuns-PE. E todos os artigos que tive a oportunidade de apreciar estão sendo de grande importância.
    Muito Obrigado

    Luiz Gonzaga de Melo Neto
    Salve Deus!

    ResponderExcluir
  2. Todos os que li são esclarecedores.
    Uma ideia por que não Trnsformar em livros orientadores da Doutrina?
    Nem todo mundo conhece estes sites e estas mensagens.

    Apara - Templo Alzan do Amanhecer - Fortaleza - Ceara

    ResponderExcluir
  3. Salve Deus! Essa explicação foi muito bendita, pois estou no desenvolvimento, eu já estava na 1ª da sétima aula e não pude mais ir pro vale, ´por motivo de trabalho. Mas tenho receio de voltar pro desenvolvimento pois estava em dúvida sobre meus mentores.(sou apará), veio o nome de vovó catarina de aruanda e caboclo pena dourada, mas fiquei com dúvidas quando ao sair da mesiunização ouvi uma apará identificar o caboclo incorporado como pena dourada. Espero que Pai Seta Branca me ilumine e tire todas as minhas dúvidas.
    Salve Deus

    ResponderExcluir
  4. Só para acrescentar, reparei que o nome das entidades se dividem.
    O nome da entidade nao é bem um nome comum, é mais uma identificação de sua falange.
    Vovó: pq é da linha dos pretos velhos,
    Catarina: pois o espirito é desta falange que tem seus aspectos característicos...
    das Cachoeiras: pq é a energia que ela trabalha, com a energia das cachoeiras....

    e por aí vai, enfim, foi só pra complementar...

    ResponderExcluir
  5. “Um Mensageiro de JESUS é um Mensageiro de AMOR, e felizardos nós que temos Mensageiros a nos auxiliar, a nos guiar. Pouco importa o nome. Quando você foi emplacar:

    - Qual é o nome do seu Preto Velho?
    - Pai João

    E ele escreve lá: PAI JOÃO, mas o nome da Entidade dele é outro. No entanto, essa Entidade trabalha ali com este nome sem nenhum ressentimento. Porquê? Para não decepcionar o Aparelho dele. Ele entende que a cabecinha do Aparelho dele é pequena. Vocês estão entendendo o que eu quero dizer meus Mestres? Não é o nome que importa, mas é o trabalho, a Mensagem, isso é que importa.”

    Mestre Nestor – Trino Araken – Extraído do áudio de uma aula de 7º Raio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Deus Tudo é tão maravilhoso no vale do amanhecer Sou neto d índio Talves por isso tenha sido tão facil Para mim ou as correntes sejam do Vale mesmo?? EU FUI KARDESCISTA NÃO RECEBIA ENERGIA NOS PASSES Fui do camdomble não aceitavá incorporação Não conseguia Na igreja não se sentia bem Gosto de todas as religiões Porém no vale tudo deu certo desde do primeiro dia Salve Deus

      Excluir
  6. Salve Deus! Que Deus sempre lhe ilumine pra você ajudar todos que percorrer o corredor da dúvida em relação aos nomes de mentores. Sou Ninfa Lua do Amanhecer de Dois irmãos em Recife-PE e no inicio ficava as vezes triste pois a vovó a qual se apresentou não era a que a maioria das ninfas tinha.
    E quando vou aos tronos, a maiores dos Doutrinadores e pacientes estranha o nome da vovó. Fico até um pouco acanhada em trabalhar.

    Salve DEUS.

    ResponderExcluir
  7. marcilia costa carvalho fialho24 de fevereiro de 2011 às 11:30

    SALVE DEUS!suas explicações foram muito beneficas, sou ninfa lua do templo do Alzan do amanhecer de fortaleza - ceara.
    Fico Grata por receber suas explicações.

    ResponderExcluir
  8. Nossa recebi a indicação de minha tia para ler suas colocações, e realmente vc é uma grnadeza em nossa doutrina, tirando duvidas que muitos tem e não tem coregem nem condição de perguntar!
    Que Pai Seta Branca continue a te iluminar na sua jornada meu irmão!

    ResponderExcluir
  9. Estou em desenvolvimento e sou completamente apaixonada pela minha entidade, vovo catarina das cachoeiras, neste fim de semana emplaco, e meu sonho e trabalhar e ajudar a quem prescisa, mas ainda tenho um pouco de medo, em relação a mensagem.....mas sei que ela me ajudará..estou confiante, mas as vezes bate uma duvida sobre o cabloco e medico de cura, primeiro veio dr Rauhe , depois dra Margarida Dantas..nunca ouvi falar nesta medica, alguem ja ouviu falar.
    Edinalva Templo mãe - Brasilia/DF

    ResponderExcluir
  10. SALVE DEUS sou ajana do vale do amanhecer de ceara mirim/RN agradeço a Deus e a espiritualidade de luz que fizeram com que eu tivesse o merecimento de conhecer a doutrina do amanhecer em cristo jesus salve deus gosto muito de ler os sites do vale e já aprendi muito neles na graça de deus pai todo poderoso

    ResponderExcluir
  11. Salve Deus.

    Infelizmente acredito que ao impedir o emplacamento de alguém que tenha a missão com as principais entidades da doutrina, além de melindrar o apará, que amanhã terá dúvidas ainda maiores na incorporação desses mentores, veremos futuramente a piora do que já ocorre: ninguém quer participar de trabalhos em que a incorporação seja realmente necessária(a exemplo do trab. de julgamento).

    Acho que não se pode generalizar essas entidades, mas restrição completa é um tiro no pé.

    Conheci doutrinadores recém formados que não sabem quem são os Enoques. Durante meu emplacamento, vi a pressão sobre uma ninfa que não emplacava por que ela sempre dava o nome de Mãe Tilde, não sei seu desenrolar, mas agradeci por incorporar uma entidade que não "tinha problemas" e depois entendi o porquê, mas eu recém chegada fiquei meio apavorada com a situação da outra menina. Era um tal de essa não pode, tem que dar outro nome!? Me perguntei: quem manda afinal, o céu ou o homem?

    Se as entidades não interferem no livre arbítrio, de onde nasceu essa ordem de não emplacar? São duvidas que ficaram em mim e só observei o quadro, nem era comigo que ocorria.

    As explicações que tive foram lógicas e racionais, mas na prática essas entidades estão ficando tão longe dos médiuns quanto a conduta que elas ensinam. E assim, distante do coração do homem, também distante também do espírito dele.

    Quem chega agora vem com um grande amor pela doutrina, apesar de não termos a Tia Neiva, não termos Mãer Iara, Não temos a presença constante a nos guiar de Pai João e nem Mãe Tilde para nos ensinar. Temos maravilhosos mentores, mas a força da doutrina está apenas em alguns livros de difícil acesso, algumas cartinhas que são entregues nas aulas e poucos doutrinadores que tem conhecimento para nos passar, como você mestre Kazagrande e eu agradeço por isso.

    Salve Deus.

    ResponderExcluir
  12. Salve Deus!
    O merecimento de uma incorporação, por sí só, já é um presente dos céus. O nome da entidade não determina a conduta ou a força energética do trabalho. A conduta de um Apara, de um Doutrinador, é que vai abrir o canal para que a entidade trabalhe naquele dia, naquele trono, para determinada missão. É o que no Vale do Amanhecer aprendemos como "merecimento".
    Mas em sua eterna humildade a entidade vai apresentar o nome que melhor for conveniente para a realização da tarefa, por Jesus Cristo confiada.
    O Apará é capaz sim de identificar intimamente qual entidade está "usando" o seu corpo como instrumento da paz, do amor, da humildade e tolerância. Salve Deus! Nos tronos meus amigos só as entidades de luz e um Apará bem sintonizado com o Doutrinador poderão saber o que se passa. E o que sempre se passa são trabalhos magníficos e cheios de luz, independentemente da entidade incorporada.
    Mas também é importante usar os ensinamentos desses Pretos Velhos e se colocar com humildade para se deixar identificar no peito por uma entidade "de menor hierarquia".
    A luz de uma entidade do Vale do Amanhecer é soberana. Esses abenegados Pretos Velhos só querem a oportunidade de ajudar encarnados e desencarnados.
    Salve Deus!

    Campo Grande - MS

    ResponderExcluir
  13. Salve Deus! trabalho com Vovo Madalena das Pedreiras e ainda nao encontrei sua imagem, tambem trabalho com o Caboclo Peito de Aço e o doutor Bezerra de Menezes... Salve Deus sou do templo Jurima em Pentecoste no Ceara... Que Pai Seta Branca

    ResponderExcluir
  14. sou ninfa de Pentecoste ceara do templo Jurima, sou grega missionaria e trabalho com Vovo Madalena das Pedreiras, Caboclo Peito de Aço e Doutor Bezerra de Menezes... Salve Deus que Pai Seta Braca proteja a todos que se reunem em teu santo nome... salve deus! Jurima do Amanhecer Por / Renata Castro Grega Missionaria

    ResponderExcluir
  15. SALVE DEUS,
    UMA DAS MELHORES COISAS QUE ACONTECEU CMIGO
    FOI CONHECER O VALE DO AMANHECER,
    ADORO IR LÁ ME CINTO MUITO BÉM,
    JÁ FUI CONVIDADO,A PARTICIPAR.
    ESTOU ESTUDANDO UM POUCO PARA FICAR MELHOR
    INFORMADO MASACHO QUE VOU JÁ, JÁ, ACHO MUITO GRATIFICANTE,
    E HUMANO, PODER AJUDAR.
    SALVE DEUS

    ResponderExcluir
  16. SALVE DEUS,
    UMA DAS MELHORES COISAS QUE ACONTECEU CMIGO
    FOI CONHECER O VALE DO AMANHECER,
    ADORO IR LÁ ME CINTO MUITO BÉM,
    JÁ FUI CONVIDADO,A PARTICIPAR.
    ESTOU ESTUDANDO UM POUCO PARA FICAR MELHOR
    INFORMADO MASACHO QUE VOU JÁ, JÁ, ACHO MUITO GRATIFICANTE,
    E HUMANO, PODER AJUDAR.
    SALVE DEUS

    ResponderExcluir
  17. salve deus eu sou da religiao espiritual e tenho muito orgulho em ser um deles ass: ninfa mae yara das cachoeiras

    ResponderExcluir
  18. SALVE DEUS MESTRE.ESTOU APENAS NA SEXTA AULA DE APARÁ E FIQUEI MUITO FELIZ POR TER RECEBIDO MINHA CABOCLA PELA PRIMEIRA VEZ.SÓ QUE NÃO SEI SE O QUE OUVE FOI NORMAL.QUANDO ELA CHEGOU,MINHA CABOCLA QUE É A JANAÍNA,EM CRISTO JESUS,OUVI UM FORTE BARULHO DAS MATAS E DE ÍNDIOS.SERÁ QUE AQUILO É NORMAL MESMO OU FOI COISA DA MINHA CABEÇA?
    SALVE DEUS

    ResponderExcluir
  19. SALVE DEUS MESTRE.quando recebi minha preta velha pela primeira vez,vi a imagem de mae tilde,SALVE DEUS!só que recebi a ordem de dar o nome de vovó catarina das cachoeiras.foi mae tilde que deu esta ordem.porque mestre? SALVE DEUS..

    ResponderExcluir
  20. salve deus ou uma apara estou iniciando minhas aulas estou indo para minha quinta aula,estou feliz cm o meu aprendizado pois ja sei o nome da minha preta velha do meu cabloco e do medico de cura,nao tenho duvida nenhuma pois se eu estiver alguma duvida,pergunto aos metres doutrinados,eu sei que devemos fazer o bem para nossos irmaos estou feliz por poder ajudar o proscimos{ sou do vale do amanhecer de sao gonçalo}

    ResponderExcluir
  21. Salve Deus,
    sou ninfa lua do Vale de Ofareno de Goias.
    Já estou emplacada e vou pra Brasilia dia 18/06/2013.Estou contente por estar no vale do Amanhecer pois me ajudou muito na minha vida espiritual e material!!Quando encorporo minha preta velho (Vovo Cambina da Bahia) sinto que estou numa cabana de pau a pique com uma vov bem familiar mas nao vejo o rosto dela.É normal.Minha mae é doutinadora mais ela nao tem certeza.Ela acha q sou muito nova pq tenho 12 anos...

    ResponderExcluir
  22. Jonathan (Adjaro do Amanhecer Maceió-AL)23 de agosto de 2013 às 00:15

    Salve Deus, me parece que o meu preto velho que me mostrou essa postagem hj que era tudo o que eu precisava para melhorar e aumentar minha confiança em meus mentores que por ventura estavam sendo bloqueados por essas minhas dúvidas que hj foram esclarecidas aqui. Muito feliz :)

    ResponderExcluir
  23. Salve Deus! Ultimamente to recebendo a energia de um preto velho chamado Pai Joaquim do cruzeiro das Almas... Mas fico em duvida se ele faz parte do vale do amanhecer.... Fui procurar na internet e achei até casa de umbanda com o nome dele e também descobri que é uma falange enorme tem pai joaquim,joão,catarina e todos os putros nomes que conhecemos... Achei uma pintura da vovó maria conga do cruzeiro feito pelo vilela... Queria saber se esta falange trabalha na nossa corrente e se estiver queria conhecer alguem que trabalha com algumas dessas entidades desde já agredesso! Sale Deus!

    ResponderExcluir
  24. Salve Deus! Ultimamente to recebendo a energia de um preto velho chamado Pai Joaquim do cruzeiro das Almas... Mas fico em duvida se ele faz parte do vale do amanhecer.... Fui procurar na internet e achei até casa de umbanda com o nome dele e também descobri que é uma falange enorme tem pai joaquim,joão,catarina e todos os putros nomes que conhecemos... Achei uma pintura da vovó maria conga do cruzeiro feito pelo vilela... Queria saber se esta falange trabalha na nossa corrente e se estiver queria conhecer alguem que trabalha com algumas dessas entidades desde já agredesso! Sale Deus!

    ResponderExcluir
  25. E bom eu já to emplacada

    ResponderExcluir
  26. anonima 31 de janeiro de 2015 Salve Deus.... Meus irmãos sou ninfa Lua deste Amanhecer, Agradeço a Jesus por me conceder esta rica e Feliz oportunidade. De ser esta filha que esta á servir a espiritualidade. nos momentos de necessidade que assim for permitido. Obrigada meu Pai Seta Branca por me fazer tua Serva. e em nome de Jesus Cristo Samaritana Coxim-MS

    ResponderExcluir
  27. A melhor coisa que me aconteceu foi conhecer o vale do amanhecer, estou muito satisfeita com minha decisão no molmento sou paciente com muito prazer salve Deus

    ResponderExcluir
  28. Salve Deus sou Jaguar deste Amanhecer agradeço a Deus todo Poderos a nosso Senhor Jesus Cristo e ao Pai Seta Branca por me trazer de Espanha para conhecer esta maravilhosa doutrina do Vale Do Amanhecer

    ResponderExcluir
  29. salve deus a todos sou a ninfa; lorena sabe amei conhecer o vale do amnhecer me abriu muitos caminhos me fez conpreender mais sobre a vida eu agradeço a deus por me orientar e seguir a doutrina do vale do amanhecer

    ResponderExcluir
  30. Salve Deus! Fui ou sou não sei direito do vale....já estava trabalhando , e quando foi para implacar , eu sair...pq n concordo com certas coisas...minha vovó era vovó Marilu das cachoeiras...cabloco pena branca e princesa iracema...gostaria muito de um dia tirar minhas duvidas.

    ResponderExcluir
  31. Salve Deus , sou do vale do amanhecer ja estou emplacada e sou doutrinadora, sempre conto com a ajuda da minha princesa Janaina.

    ResponderExcluir
  32. salve deus deixe seu mentores entrar para dar sua mensagens eles e que sabe qual o grau de sua necessidade

    ResponderExcluir
  33. olá
    estou começando o meu desenvolvimento vou para a 3º e ainda nao sei os nomes
    fico muito nervosa e tenho dificuldades de me concentrar fico ansiosa e isso atrapalha muito.
    demora muito tempo para as entidades darem o nome ?
    tenho medo de está interrompendo elas.
    lembro que escutei tomas.

    ResponderExcluir
  34. Sou ninfa lua,apará com muito amor graças a Deus
    Ate hj eu peocuro uma doto ou imagem de minha vovozinha q ae indentifica como vovô conga das cachueiras, e nao maria conga . Todas q encontro sao com Maroa no nome
    E a minha vovozinha e somente conga das cachueiras
    E isso me intriga so pelo fato de nao haver nada nenhum acervo falando algo aobre a origem da minha vozinha amada Conga das cachueiras

    ResponderExcluir
  35. Salve deus estou no início de meu desenvolvimento e estou apaixonada pela doutrina.

    ResponderExcluir
  36. EU SOU NINFA LUA E ESTOU MUITO FELIZ NESTA DOUTRINA QUE MUITO ME FAZ FELIZ A CADA DIA QUE MANIPULO AS MINHAS ENERGIAS E AJUDO O PRÓXIMO. EU DE FATO ESTOU ME SENTINDO TOTALMENTE REALIZADA ESPIRITUALMENTE FALANDO.A MINHA VOVÓ E´MARIA CONGA DAS MATAS EM CRISTO JESUS, O MEU CABOCLO É O TUPINAMBÁ E O MEU MESTRE DE CURA É O DR.: BEZERRA DE MENEZES.SALVE DEUS/GRAÇAS A DEUS!

    ResponderExcluir
  37. Ola tem uma dúvida gostaria de saber ser preto velhos podem entra no Lívio abritio falando que não ver um doutrinado como doutrinado mas como àparar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem