Demorei muito para entender as diferenças entre Humor e Ironia. Sempre tive um humor ácido, língua rápida, pensamentos ágeis e estocada fatal. Escrevendo era ainda mais perigoso. Minha capacidade de enredar com palavras bem colocadas e gramática cuidadosamente estudada tornava-me imbatível nas publicações que fazia.

Os textos que escrevia despertavam amor e ódio, jamais indiferença. Desafiei políticos, fazendeiros, e irresponsavelmente colocava-me na linha de tiro. Ganhei o respeito pelo medo.

Quando cheguei aqui na Bolívia, já vinha machucado. Havia passado dos limites e dedicado minha capacidade a pessoas que não mereciam. Fui traído e antes de ser entrar em outra guerra, voluntariamente me exilei.

Haveria de reencontrar o equilíbrio perdido do Jaguar!

Pai João comprou briga. Acreditou em mim! Foi duro... Muito duro!!! Mas inexplicavelmente transmitindo amor com toda sua disciplina.

Já falei das coisas simples de nossa doutrina que me auxiliaram neste resgate. Hoje venho falar do Humor. Minha desconfiança e malicia foram habilmente substituídas pelo bom humor. Passei a ver o lado bom das coisas (todas coisas e pessoas o tem) e brincar com coisas que elevem a moral e a auto-estima de cada um. Define-se humor como uma forma de divertir e comunicar humanamente, fazendo com que as pessoas riam e se tornem felizes.

O humor é o contrário da ironia: A ironia fere, o humor cura; A ironia pode matar, o humor ajuda a viver. A ironia quer dominar; o humor libertar. A ironia é implacável; o humor é misericordioso. A ironia é humilhante, o humor é humilde.

O humor transforma a tristeza em alegria, a ironia diz não, humor diz sim, sim apesar de tudo, sim apesar dos pesares, inclusive a tudo o que humorista, enquanto indivíduo, é incapaz de aceitar.

O humor é determinante na personalidade de quem sorri, torna-se mais profundo quando na intimidade humana, revela a complexidade da consciência dos que o rodeiam.

Viver sorrindo às vezes é bastante difícil, mas quando aprendemos a fazer sorrir, refletimos o bem que provocamos.

O humor é necessário para vida humana. O sono está para o repouso corporal assim como humor está para o repouso da alma.

S. Thomas Aquino diz que o humor é “o bem útil”.

Finalmente, o humor não pode ser em excesso, porque aqueles que exageram no brincar tornam-se inoportunos.

6 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Realmente meu irmão, a ironia, o sarcasmo, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, machucam, ferem, humilham, enquanto o HUMOR, mas é bom que se deixe bem claro O BOM HUMOR, O HUMOR LIMPO, O HUMOR ALEGRE, O HUMOR SAUDÁVEL, esse sim, é benigno, salutar, suave, bonito, pois nos ajudar até a espairecer, como diziam os mais experientes, desopila até o nosso fígado. O HUMOR, quando bem utilizado nos faz bem, principalmente, para a alma.

    ResponderExcluir
  2. tudo maravilhoos..porem fica uma duvida, na aula de 7ª raio foi dito que são tomas de aquino é um grande chefe do vale das sombras...isso mesmo, isso mesmo que foi dito na aula

    ResponderExcluir
  3. O nome do "santo" nao é este nao! Mas nao poderia colocar aqui onde muitos aspirantes frequentam. Escreva diretamente para mim que salaremos do assunto.

    Um fraterno abraço, Kazagrande

    kazagrande@bolivia.com

    ResponderExcluir
  4. Salve Deus, Não sei o que lhe terão dita nas aulas de 7º. Raio. Terá mesmo sido S. Tomas de Aquino? Vejamos quem foi S. Tomas:São Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do século XIII. Foi declarado santo pelo papa João XXII em 18 de julho de 1323. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi o fundador da escola tomista de filosofia e teologia.

    Tomás de Aquino buscou utilizar a filosofia grecolatina clássica (principalmente de Aristóteles) para compreender a revelação religiosa do cristianismo.

    Frases
    - "O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade."
    - "Tenho medo do homem de um só livro."
    - "Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível.

    Não quero alimentar uma polemica mas sim deixar um contributo para o esclarecimento.

    ResponderExcluir
  5. SALVE DEUS MESTRE,QUANDO SORRIMOS PARA ALGUÉM NA RUA, PASSAMOS A PRESTAR ATENÇÃO NAS PESSOAS,O QUE ERA DIFICIL PARA MIM, POIS ESTAVA SEMPRE NA CORRERIA DO DIA Á DIA,HOJE PERCEBO COMO AS PESSOAS PRECISAM DE UM SIMPLES SORRISO ,FAZ O OUTRO FELIZ,E COMO É BOM RECEBER DE VOLTA UM SORRISO DE SATISFAÇÃO.LUA TAGANA

    ResponderExcluir
  6. Realmente, sorrir é um lenitivo para alma. Quantas vezes diante de tantas dificuldades nos desvencilhamos, ainda que por um instante, de nossos problemas com uma gostosa gargalhada. Esse "sorrir" é de cumplicidade com quem o estímula, é de entendimento a cerca da pequenez de nossos julgamentos da situação, é de esperança de que podemos superar qualquer situação.
    Meu irmão Kazagrande e queridos amigos que aqui compartilharam seus comentários! Que o Astral Superior habite em vossos corações iluminando vossos amores e intuindo a Paz de refletir sobre nossos trieiros cármicos...
    Fraterno Abraço a Todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem