Fiquei sozinho no mundo muito cedo. Não tive a feliz orientação de um pai durante os principais anos da formação de meu caráter. Para muitos a “liberdade” da vigilância paterna é considerada um grande alívio. Fazer o quê quer, na hora que quer. Comer o quê sentir vontade, ir aonde outros não podem, parece um sonho!

Mas como nos enganamos com essa liberdade. Descobrir a vida por si próprio, sem contar com exemplos, e experiência, é uma tarefa quase impossível após passar o deslumbramento inicial.

Precisamos de referencias, de descobrir valores, de saber o quê vamos encontrar quando pisamos em um solo desconhecido. Mesmo que não acreditemos no quê nos dizem, ou que nos achemos muito mais capazes do que aqueles que insistem em nos alertar.

Cinema, televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar. A vida não é fácil, acostume-se com isso. Celular, tênis e roupas caras, carro, visitas constantes aos shoppings, etc. Não são seus direitos. Além do custo que tudo isso representa, a vida real não nos oferecerá estes benefícios por conta de seu amor por nós.

O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Não, você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola. Não adianta apenas estudar e viver a vida durante a adolescência, que para alguns parece interminável. Ou que só termina depois dos 30 anos.

Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone, e com seu próprio dinheiro!

Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

Lavar um carro, cuidar de um jardim, fazer entregas, trabalhar de office-boy durante as férias não está abaixo da sua posição social. Não é uma humilhação para um “estudante de futuro”. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade!

Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Nas escolas de hoje em dia se pode estudar e repetir o ano até por fim “aprender e passar”, ou mesmo sua escola pode adotar a temerária posição de “não reprovar o aluno”, eliminando desta forma a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.

Faça certo da primeira vez. A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período. A propósito, seja legal com os CDF´s (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles.

Na minha vida já fiz de tudo um pouco, já ganhei muito e perdi muito várias vezes. Meus recomeços nunca foram fáceis, mas não culpo a ninguém a não ser a mim mesmo. Pelo meu caráter extremista e pela dificuldade que sentia em aceitar sem rebeldia as conseqüências de meus atos.

Porém o tempo sempre nos ensina como recomeçar um pouco melhor. E creio firmemente estar atingindo o equilíbrio tão sonhado. A todos que tem nas mãos a oportunidade de começar direito apenas alerto para que aproveitem esta chance. Façam certo da primeira vez! Não permitam que a dor é que venha trazer a experiência que seus pais tanto tentar lhes trazer pelo amor.

Algumas das partes das frases acima não são minhas, são de Bill Gates, dono de uma das maiores fortunas pessoais do mundo, e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a IBM desde a sua fundação em meados de 1900. Mas todos os comentários pessoais são meus e verdadeiros. Fazem parte de minha vida e do que por amor tento passar aos mais jovens.

8 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. Puxa!! Texto muito bacana meu irmão! Espero que chegue aos olhos de muitos filhos(as) que tem a oportunidade de desfrutar de um pai e uma mãe sempre à disposição...
    Perdi meu pai muito cedo, mas ganhei vários outros... Outros de grande valia pois, foram fundamentais para a minha formação. Foram e são os meus Mestres, meus mentores físicos!

    Sempre somando,
    Mestre Lua 5º Yurê

    ResponderExcluir
  2. Salve Deus, meu amigo!
    Durante quase toda a minha vida, me vi sob ordens, liberdade, só descobri no final da adolescencia. De certa forma nunca tive que me preocupar com nada, era só obedecer e pronto. Me revoltei e decidi que eu sabia viver sozinha. Pensei que não ia ser liberada, mas meu pai(de criação)simplesmente abriu a porta e me deu thau.
    Conheci um mundo que eu não imaginava, antes era tudo tão fácil, agora eu sozinha, totalmente dona do meu nariz, não sabia o que fazer. Falta de dinheiro nunca foi meu problema e então entrei em um circulo que só sai anos depois. Descobri que Deus escreve certo por linhas tortas. Descobri que nossos pais por mais que errem querem o nosso bem. Que o mundo não é como a gente imagina, existem pessoas ruins que nos machucam que nos enganam.
    Depois de muito sofrimento e de me ver na sarjeta, meu pai me resgata, sem dizer uma palavra sequer me leva pra casa e me perdoa. Hoje tento ensinar aos meus filhos pelo menos um pouquinho do que ele me ensinou, e infelizmente não está mais entre nós. Vivi minha infancia e adolescencia em uma coorporação militar, mas hoje vejo que se não fosse isso, talvez eu não seria quem sou.
    Obrigada pelas tuas lindas palavras Kazagrande, que tuas filhas te brindem com o mais doce licor de gratidão. Felicidades.
    Uma amiga distante.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Kazagrande,

    essas palavras parecem inspiração divina...
    Continue auxiliando e esclarecendo os outros! Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Bem esclarecedor este texto- grata!!

    ResponderExcluir
  5. Bem esclarecedor este texto- grata!!

    ResponderExcluir
  6. Bem esclarecedor este texto- grata!!

    ResponderExcluir
  7. sou uma ninfa sol e estou muito feliz em ser uma das pessoas que leu seu texto parabens! .....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem