Temos um claro compromisso de fidelidade com o quê nossa Mãe Clarividente nos ensinou. Acreditamos em sua Clarividência e, portanto, sabemos que o quê nos foi deixado veio originalmente dos Planos Espirituais.

Nossos Trabalhos, Leis e Chaves, posturas, e até mesmo a elegância, devem ser respeitadas e os “invencionismos” e valores agregados de outras seitas e correntes, abandonados. O quê poderia ser compartilhado em comum já foi claramente agregado na formação do Mestrado e na formação de nossos Símbolos Doutrinários.

Adaptações e acomodações de conveniência, em vãs tentativas de conseguir-se adeptos, caracteriza um proselitismo totalmente contrário ao nosso princípio de atração magnética. Quem deve chegar a Doutrina, chega por atração! O seu crescimento deve ser fruto exclusivo da emanação do local e dos médiuns que fazem parte de um Templo.

Exemplos explícitos do funcionamento real desta “lei” podem ser notados nas diferenças em Templos de mesma idade de fundação, com características similares, mas desenvolvimentos contrários.

Também não podemos aceitar com naturalidade que se tenha necessidade de reformular conceitos para acompanhar modismos e modernismos, a pretexto de adaptá-la aos caprichos dos que já chegam com vertentes pré-adquiridas.

As tentativas de enxerto de idéias e convenções, práticas inconvenientes e comportamentos que não encontram guarida na sua rígida contextura doutrinal, acabam por provocar desvios, atraindo incautos e desconhecedores dos fundamentos básicos de Nossa Doutrina.

Acreditar que precisamos de complementos para nossos Trabalhos é considerar que a Clarividente falhou, deixando lacunas a serem preenchidas com outras filosofias similares e manipulações energéticas de outras correntes.

Com certeza o estudo de outras técnicas tem um ponto positivo: Leva-nos a compreender melhor nossas próprias técnicas. Pois analisando comparativamente vemos o quanto temos nas mãos e o quanto nossa Doutrina é completa!

Porém, enxertar técnicas complementares, por mais delicadas que sejam, fere a integridade, porque o Vale do Amanhecer, embora seja dinâmico, possui uma base inalterável, trazida diretamente dos planos espirituais, que não dispõe de espaço para adaptações, nem acréscimos que difiram da sua estrutura básica.

Torna-se indispensável, portanto, a vigilância de todos verdadeiramente comprometidos com a fidelidade doutrinária, para que a diversidade seitista e sutil da invasão de teses estranhas não predomine no seu campo de ação, terminando por asfixiar a planta boa, cuja mensagem dispensa as propostas reformadoras, caracterizadas pela precipitação e pelo desconhecimento dos seus ensinamentos.

Preservar a Doutrina de perigosas inovações da “Nova Era” é ter a segurança de que Tia Neiva não falhou! Deixou um sistema completo, dinâmico, mas com bases sólidas, fortes e completas.

Kazagrande

9 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. kaza, obrigado pelos esclarecimentos sobre troca de armas entre mestres. - mestre, outro assunto que seria interessante vc comentar é sobre o envolvimento de mestres e ninfas principalmente quando um e padrinho do outro e confunde o compromisso espiritual com outros tipos de relacionamentos, mestre fico triste qdo vejo certos mestres e ninfas usarem o templo como um ponto de encontro e depois dos trabalhos sairem para as noitadas isto e vero meu mestre lamentavelmente... um abraço

    ResponderExcluir
  2. Aguarde o texto sobre os Relacionamentos dentro do Templo, já está no forno!
    Um fraterno abraço,
    Kazagrande

    ResponderExcluir
  3. As mudanças aqui estão a todo vapor.. E o argumento, e que o tempo de Tia Neiva foi pouco para trazer tudo que ela precisaria trazer. Agora é a hora de fazer as adaptações, as adequações que não deu para ela fazer.QUE ELA DEIXOU MUITAS MUDANÇAS PRONTAS, SO FALTAVA COLOCAR EM PRATICA.É isto esta sendo feito....

    ResponderExcluir
  4. Estimada Vera,

    Salve Deus!

    Acredita quem quer ou precisa fechar os olhos. O pior cego é o que não quer ver!

    O sistema foi deixado completo e inclusive avançou mais do que o planejamento inicial (palavras de Tia).

    Obviamente a Doutrina é dinâmica e adequações por conta do crescimento se tornam necessárias. Porém, nada que faça parte da base deixada por Tia Neiva pode ser modificado. As Leis, Chaves, Estruturas e modelo de Conduta Doutrinária só podem ser alteradas por inconseqüência ou ignorância (desconhecimento ou desmerecimento da origem espiritual trazida diretamente pela Clarividente).

    “Mudanças prontas” é um termo surreal que soa como uma desculpa para os afoitos.

    Um fraterno abraço,
    Kazagrande

    ResponderExcluir
  5. Literalmente você escreveu com o coração.

    ResponderExcluir
  6. Nossa querida Tia Neiva deixou um farto trabalho "operacional", por vezes, complicado de se entender na íntegra para a maioria. Certamente se estivesse encarnada ela estaria complementando a missão deixada para TODO o corpo mediúnico. Considerando a hipótese formulada, lanço os seguintes questionamentos: Será que a continuação da missão de Tia Neiva seria com a implementação de mais trabalhos ou rituais? Será que ela não daria nessa fase missionária mais atenção ao processo de reforma íntima, conhecido como CONDUTA DOUTRINÁRIA? Será que ela não continuaria os ensinamentos do evangelho do Cristo Caminheiro? Temos técnicas demais e práticas de menos.

    ResponderExcluir
  7. MESTRE, VC TEM RAZÃO TIA NEIVA DEIXOU UMA DOUTRINA COMPLETA, E ESSA DOUTRINA QUE VOU SEGUIR COM LEIS E RITUAIS QUE TIA DEIXOU, MESTRE PODERIA DISPONIBILIZAR PARA BAIXAR DA NET O LIVRO DE LEIS?

    ResponderExcluir
  8. Adorei a frase "TEMOS TECNICAS DEMAIS E PRATICAS DE MENOS".
    Parece bem mais facil criar um ritual novo ou diferente do ja existente, em vez de melhorar a conduta com mais amor, humildade e tolerancia.
    O que falta nao e ritual e sim Conduta Doutrinaria.
    "QUEM DESCONHECE OS ENSINAMENTOS DO AMANHECER NAO SE CURA E TAO POUCO CURA COISA ALGUMA"

    ResponderExcluir
  9. Ao meu ver, existem vários mundos; porém, trabalhamos com alguns: o mundo em que estamos e o mundo espiritual! Por hora, é bom lembrar-se sempre de que leis, regras e ordens (por assim dizer) foram deixados pela nossa Mãe Clarevidente mas, que tudo foi passado a ela pelo mundo espiritual! Existem as regras a serem cumpridas aqui deixadas pela tia da mesma maneira com a qual existem regras a serem cumpridas no mundo espiritual; muitos podem vir a achar que a tia deixou muitas lacunas abertas, mas não sabemos se foi por falta de tempo, pois seu tempo neste mundo poderia ter passado do prazo; ou por que deveriam realmente ficar abertas! Nem tudo também poderia ser descoberto, qual a graça que teria se soubéssemos sobre tudo que nos aconteceria, soubre o mundo espiritual, entre outros??Acho que aquele médium que trabalha da maneira correta, que segue a doutrina, que se entrega virtuosamente a seus mentores,cedo ou tarde, muitas de suas perguntas serão respondidas, assim como, algumas lacunas que podem deixá-lo(a) em "conflito" também poderão ser esclarecidas...
    Mestres, tudo depende de nossa FÉ e CONDUTA, diante a doutrina e de nossos mentores; sinto por não poder explicar de forma melhor tudo que escrevi, mas espero que todos tenham entendido! Lembrando-se sempre, hoje o seu conhecimento pode servir apenas para você mesmo!
    Fiquem com Deus! Muito amor, esperança e luz!
    Bruno A.- Jaguar Lua

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem