Aninha era uma médium apará que aparentemente em um “descuido”, acabaram emplacando. Esta sempre no templo! Ia tanto ao templo, que creio que nem dava tempo de lavar o vestido, que um dia fora branquinho. Exalava um cheiro característico da falta de banho e ainda tinha os dentes mal cuidados, que aliado ao cabelo eternamente despenteado contribuía para seu aspecto quase asqueroso. Na mesa evangélica, esmurrava e gritava, além de constantemente “segurar” a incorporação, fazendo muito “mestrão” suar para concluir a elevação no fim do trabalho.

Aninha também estava todos os domingos no desenvolvimento. Freqüentava todas as aulas, repetia as aulas de Iniciação. Todo domingo perguntava ao responsável se já podia iniciar, recebendo não como resposta, não dava ouvidos e continuava como se nada tivesse passado.

Quando Clodomiro assumiu a Coordenação do desenvolvimento, reparou Aninha ela já devia estar há mais de um ano nas aulas de Iniciação.

Sabia que ela nunca ia aos tronos porque ninguém suportava o cheiro. Primeiro quis saber quem havia emplacado-a, para tentar entender. Obviamente, nestas horas, ninguém quer assumir...

Era um domingo, já passava da uma da manhã e ainda tinham pacientes na fila. Quase nenhum médium disposto a ir aos Tronos. Mas a Aninha estava por ali rondando... Clodomiro resolveu “arriscar”: Salve Deus Ninfa, Vamos para os Tronos?

Aninha nem acreditou, olhou para um lado, para o outro, procurando quem o mestrão estava convidando, até que criou coragem e perguntou:

- Eu?

- Sim, vamos para os tronos ninfa?

Quase correndo, sem acreditar, Aninha, que só conseguia ir para os Tronos com algum emplacadinho desavisado, pela primeira vez iria com um Arcano.

O Comandante dos Tronos arriscou tentar avisar Clodomiro:

- Mestre, o senhor conhece esta Ninfa? Ela...

Não pode terminar, Clodomiro disse um solene: Salve Deus! Que teve o sentido de “cale-se” bem compreendido.

O Arcano não parecia incomodado pelo cheiro. Fez o convite, e enquanto tomava seu passe, antes de iniciar o atendimento aos pacientes, o grito:

- AAAAAAAEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIOOOOOUUUUUUUU.

Incorporou o irmãozinho. Na hora da elevação “o irmãozinho não queria subir”. Recomeçou tudo de novo, como deve ser, afinal não existe este negocio de fazer 2 ou 3 “obatalás”, ou faz um só, ou faz tudo do começo: puxada, doutrina e elevação. Doutrinou sem enfado, com amor e dedicação.

Quando retornou a Entidade ela começou a falar:

- Salve Deus meu filho, esta filha precisa iniciar. Faz tempo que ela está esperando esta oportunidade.

- Salve Deus Vovó! Sei que esta vossa filha tem muito amor no coração e sente a necessidade de seu espírito trabalhar em prol dos que necessitados que a procuram. Porém, para que ela possa continuar seu progresso nesta Doutrina, precisa ainda compreender que, na grandeza desta missão, precisa aperfeiçoar seu trato com si mesma e com os espíritos, transmitindo assim a luz desta jornada.

- Sim meu filho – assentiu a Preta Velha -, esclareça meu filho os pontos que esta minha filha precisa para esta compreensão.

- Querida Vovó. O cuidado pessoal é muito importante, afinal irá receber e transmitir a vossa luz, a luz bendita que vem de nosso Senhor Jesus Cristo. Cuidar da aparência, da higiene, do uniforme, são coisas que parecem vaidade em um primeiro momento, mas considerando a missão, se transformam no reflexo do respeito que temos pelo trabalho. Dessa forma, procurar estar sempre asseada, cabelos penteados, uniforme limpo, são coisas que ficam importantes para demonstrar este respeito, a senhora não concorda?

- Está certo meu filho! É preciso que se fale isso. Continue.

- Nunca sabemos o paciente que virá ser atendido, ele normalmente é um desconhecido e vai precisar sentir confortável para confiar. Então um “perfuminho”, os dentes escovados, as unhas limpas, vai ajudar também. Não é assim Vovó?

- Sim meu filho! Às vezes é difícil conseguir as coisas materiais, sempre dá para dar um jeitinho.

- Também é importante esclarecer que não se pode render aos sentimentos dos “irmãozinhos” desencarnados que chegam. É claro que se sente vontade de gritar, de esmurrar a mesa, de falar coisas ofensivas, pois eles chegam assim mesmo, revoltados e nem todos estão dispostos a aceitar a doutrina que recebem. Porém, cabe ao Apará controlar estas forças e buscar a sintonia com a Entidade de Luz, com a senhora, por exemplo, para poder controlar esta revolta que sentem, e passar para eles a tranqüilidade e a luz da Doutrina. Esta conduta de manter o controle e passar a calma que eles precisam, é fundamental.

- É meu filho, pena que muitos não enxergam isso e acabam ensinando estes mais novos que chegam a irem por um caminho diferente, demonstrando toda a força que recebem naquele momento. Salve Deus!

- Sim Vovó! Por isso os instrutores têm que sempre orientar que a força está no controle, e não em misturar-se com os sentimentos do sofredor que chega. Quando o espírito vem, recebe a Doutrina e a Elevação, o Apará tem que liberar a incorporação! Não fará bem, nem a ele e nem ao espírito, ficar segurando, esperando que venha uma doutrina que o agrade. Alguns vêm, e compreendem, e seguem. Outros ficarão voltando, até terem condições de se libertar.

- Meu filho você tem uma bela missão neste trabalho de Desenvolvimento. Seu esclarecimento é a luz que muitos filhos de Seta Branca precisam ouvir. Tenha certeza que esta filha vai guardar na lembrança as suas palavras.

- Salve Deus, Vovó! Vamos atender os pacientes?

Então trabalharam o restante daquele fim de noite atendendo os pacientes que aguardavam na fila. Já havia uma nítida mudança no seu comportamento.

Durante a semana a Aninha sumiu. Não foi ao Templo, alguns deram “Graças a Deus” e outros se preocuparam, mas poucos não notaram sua falta.

No domingo lá estava ela no Desenvolvimento. Vestido limpo, cheirando um perfume daqueles que é forte nos primeiros minutos, mas depois “passa”. O cabelo penteado com alguma coisa que parecia gel, mas estava em ordem.

Mal entrou no Templo e foi direto ao Clodomiro perguntando se ele é que iria dar as aulas de Iniciação.

- Salve Deus! Como estou na coordenação, hoje não vou dar aulas. E você já fez suas aulas de Iniciação, não é?

- Sim – respondeu entristecida, pois tinha a esperança de que com ele nas aulas em fim dessem sua autorização.

- Mas vamos fazer o seguinte, vou lhe acompanhar hoje em uma aula do último grupo, aquela de revisão do emplacamento, você aceita?

Resignada ela concordou. Nesta aula Clodomiro, sob os olhos curiosos de outros mestres, acompanhou todo seu trabalho. Orientou passo a passo os pequenos detalhes, tão necessários a conduta de um Apará. Aninha estava diferente, concentrada, com uma cara meio contrariada, mas seguindo a risca as orientações.

Como de costume, ao final da aula, o instrutor responsável pelo grupo pediu os cartões de presença para carimbar. Clodomiro procurou o cartão de Aninha e ela disse que não tinha mais onde carimbar então jogou fora, pois não servia para mais nada mesmo. Ele então pediu para que ela esperasse um pouquinho. Quando retornou trouxe um novo cartão. Ela nem olhou, pendurou no laço de vestido e começou a se dirigir para a saída.

- Ei! Salve Deus Ninfa! Não vai nem olhar o cartão?

- Para quê? Vou ter que fazer tudo de novo, já me deram uns três cartões destes – respondeu já com a voz alterada.

- Duas coisas preciso lhe dizer, primeira: Leia o cartão!

- Já está todo carimbado!– verificou surpresa.

- Veja mais! – Observando o cartão com mais atenção viu que estava também assinada sua autorização para Iniciação Dharma Oxinto.

- Eu... Eu... Eu posso Iniciar?

- Sim, terça-feira. Posso ser seu padrinho?

- Obrigada Mestre! Claro que sim! Quem mais ia querer ser meu padrinho? Que quê eu preciso fazer, como é que eu faço agora? Ai meu Deus, não sei se tenho o dinheiro do colete...

- O quê você precisa fazer, é vir na terça-feira e fazer o Retiro completo, você pode? O resto te explico neste dia de Retiro.

- Sim, eu venho.

Com o rosto lavado de lágrimas, foi novamente se dirigindo para a saída do Templo.

- Salve Deus, ninfa! Falta a segunda coisa!

- Salve Deus! É verdade, o que é?

- A saída correta do Templo é por aquele lado.

Ela fez uma cara de quem ia perder a sintonia de novo, mas se rendeu ao sorriso do Doutrinador. Então, saíram juntos do Templo e ele explicou porque deveria sair sempre por aquele lado, e outros detalhes aos quais ela ouviu com interesse.

No Retiro do dia de Iniciação, ela estava lá as oito da manhã esperando o Templo abrir... Andando de um lado para outro pelo pátio.

Clodomiro chegou um pouco antes das dez e lhe avisou que seu colete havia sido doado pela Lojinha, a pedido do Mestre Raul. Ela tentou tirar algumas notas amassadas par lhe dar, e ele repetiu que era doação e não era nem dele, era de um filho de Tia Neiva, para que ela sentisse a responsabilidade.

Esta história ficou muito comprida, não é? Mas é uma história real! Com os nomes trocados, e contada em forma de crônica, mas toda sua trajetória é real. Passou-se há vários anos no Templo Mãe.

Aninha depois de iniciar mudou muito seu comportamento. Eu mesmo cheguei a trabalhar com ela em um fim de noite, pois ela sempre ficava até o fim do trabalho. Ela elevou e concluiu a Pré-Centúria.

Não virou uma ninfa modelo, mas procurava se cuidar. Às vezes ainda vinha com o cabelo de “doida”, mas normalmente procurava se cuidar. Uma vez ou outra ainda dava um grito na Mesa Evangélica, mas não segurava mais as incorporações, e até conseguia ir aos Tronos sem dificuldade. Alguns anos depois ela sumiu. Nunca soube o quê se passou, simplesmente desapareceu, acho que cumpriu sua missão.

Clodomiro foi duramente criticado pela sua decisão de iniciá-la, mas com o tempo, observando a mudança de Aninha, todos passaram a dizer que a Iniciação tinha consertado a ninfa.

Esta pequena história demonstra o tamanho de nossas responsabilidades, e do perfeito compromisso entre Apará e Doutrinador. Ao conversar com a Vovó sobre aqueles problemas, por fim a ninfa pode ser esclarecida, e em um momento de total sintonia compreender seus problemas. É um pequeno exemplo de muitos que ainda espero ter a oportunidade de contar. Ao “Clodomiro” que, com certeza, irá lembrar desta história, peço que me autorize a contar outras de sua passagem pelo Desenvolvimento, foi um grande instrutor para mim, naqueles primeiros anos em que me tornei instrutor.

9 Comentários

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

  1. muito interressante o cnto surpreendentepara mim e transmite um amor pelo proximo o clodomiro acreditou no seu proximo e modificou -o assim a ninfa salve Deus. muito bom.

    ResponderExcluir
  2. salve Deus,se em todos os templos tivessem este mestre clodomiro,muitos ainda estariam comprindo suas missoes,principalmente os de branquinhos vejo que muitos precisam de ajuda,eles nao tem tanta compreençao dos mestres instrutores.

    ResponderExcluir
  3. Salve DEUS!!!

    Não sei quem foi que contou essas historia, pois não tem assinatura do mestre.

    Porém gostaria de dizer ao mesmo que este tipo de historia é muito importante a nós que passamos pelo desenvolvimento e estamos de branquinho (EU SOU UM DESSES), pois as duvidas é uma das coisas que às vezes nos temos vergonha de expor, eu, por exemplo, às vezes fico até envergonhado de perguntar alguma coisa aos mestres do templo, então corro até o EXILIO DO JAGUAR e procuro tirar minhas duvidas, com os auxílios dos que fazem esse site, em especial ao mestre KASAGRANDE.

    Mais uma vez quero agradecer a todos. E pedir que tirem uma duvida que li na historia de Aninha. QUAL O LADO CORRETO DE ENTRAMOS NO TEMPLO? E O LADO QUE SAIMOS?

    Ass: ( Ajanã - PE )

    ResponderExcluir
  4. Salve Deus!
    Na hora de copiar para dentro do Blog esqueci de "assinar" a história. Nâo sei se posso me considerar autor, pois embora tenha presenciado os fatos, considero que sou apenas um instrumento ao relatá-los, atribuindo às nossas benditas Entidades de Luz qualquer mérito por esta inspiraçâo.

    O LADO CORRETO DE ENTRAR NO TEMPLO é pela esquerda, circulando sempre em sentido horário e saindo pela Direita.
    Salve Deus!

    Kazagrande

    ResponderExcluir
  5. Salve Deus!
    Uma sugestão para o desenvolvimento: Seria interessante (mas não sei como será feito), uma reciclagem para os instrutores. Cada um passa o conhecimento de maneira diferente, gerando uma confusão e se dissermos que outro instrutor disse outra maneira, pedem que fassemos da forma como explicou e ai vem outro e corrige e não adianta argumentar. Até que em aula de centuria com o Adjunto Maior, foram esclarecidas as duvidas. Então meus irmãos instrutores, se unam , façam um Seminário, reuniões , sejam la o que for, afinem o instrumento dessa missão bendita... Vimos que a Tia mantinha esse cuidado...ela aproveitava as madrugadas para ensinar...afinal, Vocês são responsáveis pelos futuros mestres e pela continuidade do que a Tia deixou escrito. Nós assumimos o compromisso!

    Grega Lua

    ResponderExcluir
  6. Amigos a dificuldade é grande de ver nossos irmãos com os olhos dos verdadeiros centuriões, ainda deixamos a desejar como mestres nos guiando pelas meras aparencias, pra vcs verem tantos limpos e alinhados e com o coração pesado de magoas e mesquinharias....e os sujos e desajeitados sem oportunidade de mostrar seu potencia de forças por serm julgados pela aparencia ou comportamentos...vamos olhar com os olhos do pai,esse que está em nosso colete...beijos a todos..
    Cristine Rocha nityama sol de Belém do pará

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita está história. Se todos desem oportunidade para alguém que chegar no templo sei que a casa estava cheia. Muitas vezes precisamos ouvi falar ver fazendo para também começa a ajuda alguém.
    Salve Deus

    ResponderExcluir
  8. Bonita historia,sou centuriá e vejo hoje grandes erros em mestres instrutores ensinando aos aspirantes. mais algum preço pagara esses instrutores. por que nao existe reciclagem com esses instrutores tbem? YURICY SOL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente com amor! Construa, não destrua! Críticas assim serão sempre bem vindas.

Postagem Anterior Próxima Postagem